Como construir um programa de saúde mental estratégico

Picture of Renata Lage

Renata Lage

CEO Mental PRO

Como construir um programa de saúde mental estratégico

No dia 10 de outubro, World Health Organization celebra o Dia Mundial da Saúde Mental.

Assim como em todos os anos, ela sempre prepara algum slogan ou alguma orientação especial sobre essa temática para orientações gerais de cuidado com a saúde mental.

Neste ano, uma publicação sobre saúde mental no trabalho me chamou atenção e eu gostaria de compartilhar com vocês. De coração, eu espero que o conteúdo desse material venha transformar a maneira como algumas empresas cuidam da saúde mental dos seus colaboradores.

Para as empresas que já investem em saúde mental, prestem bem atenção e vejam se você está indo no caminho certo; veja se os produtos que estão disponíveis na prateleira do mercado são o que você realmente precisa.

Para as empresas que estão pensando em investir no cuidado do seu time, por favor, muita ação no que vou dizer, pois aqui está o caminho.

Então, vamos a publicação que se chama “Mental Health at Work Policy Brief”.

Esse documento tem por objetivo apoiar as partes interessadas, que são responsáveis pelo cuidado dos empregados nas organizações, em seus respectivos papéis.

Para orientar esses tomadores de decisão, a OMS criou 03 pilares estratégicos para ações em saúde mental.

O primeiro baseia-se na PREVENÇÃO. Ou seja, você deve prevenir as condições relacionadas à saúde mental por meio da gestão das condições psicossociais, o que inclui usar intervenções organizacionais para reformular as condições de trabalho, a cultura e os relacionamentos;

O segundo baseia-se na PROTEÇÃO e na PROMOÇÃO da saúde mental no trabalho, especialmente por meio de treinamento e intervenções que melhorem o conhecimento em saúde mental, e que fortaleçam habilidades para reconhecer e para agir em condições de saúde mental no trabalho, além de empoderar os trabalhadores pela busca de ajuda.

O terceiro baseia-se na no APOIO aos trabalhadores com alguma condição de saúde mental a participar integralmente, e com equidade, no trabalho por meio de adaptações às necessidades, de programas de retorno ao trabalho e de iniciativas de apoio a empregabilidade.

Como vocês podem ver, as estratégias de cuidado com a saúde mental dos trabalhadores passam pela prevenção das condições de risco, pela proteção e pela promoção da saúde mental, e pelo apoio àqueles com alguma condição de saúde mental.

Se você já é de uma empresa parceira da Mental PRO, sabe muito bem como nós atuamos com essa estratégia, mas e você que não é, diga-me o que achou desses pilares?