LOGO_H_02

5 dicas para Lideranças de gerenciamento do próprio Estresse

Renata Lage

Renata Lage

CEO Mental PRO

5 dicas para Lideranças de gerenciamento do próprio Estresse

Pessoas em cargos de liderança geralmente estão mais suscetíveis a um nível maior de estresse e sofrimento, pois enquanto se esforçam para não esmorecer diante de tamanha volatilidade, ainda precisam oferecer suporte para suas equipes por meio de recursos, quase sempre, limitados.

Para complicar ainda mais a situação, esses gestores estão tão ocupados encorajando seus times a seguir em frente, que, muitas vezes, ficam para trás no autocuidado. Diante disso, eu gostaria de dar algumas dicas aos líderes, com a intenção de ajudar no suporte ao cuidado da mente.

São cinco sugestões ligadas à organização do trabalho que podem ter um impacto surpreendente na sua saúde emocional:

1) Organize suas tarefas diárias em uma lista

Elenque prioridades e leve em consideração horários para resolver imprevistos e dar suporte à sua equipe.

Ao descrever sua lista, você colocará suas atividades em seu radar e será capaz de tirá-las da sua cabeça

2) Crie limites entre vida pessoal e profissional, e respeite esses limites

Isso pode se tornar especialmente desafiador se tudo estiver acontecendo no mesmo lugar, ou seja, na sua casa.

Logo, é necessário criar um espaço delimitado em seu ambiente doméstico, mesmo que você passe a noite da mesma sala em que trabalha. Ao fim do dia, mude para outro assento e guarde seu laptop ou celular fora da sua vista e longe da sua mente, pois assim você será capaz de “fechar a porta do trabalho” durante seu período de descanso e de lazer, o que ajudará a sua mente a relaxar

3) Aceite a vulnerabilidade da falta de controle

Embora possa parecer frustrante, aceite que você não pode controlar o futuro, mas pode controlar como você reage a ele. Em um mundo em constantes mudanças, saber enxergar oportunidades diante de um desafio pode fazer toda diferença.

4) Aproveite os benefícios que sua empresa disponibiliza

Se permita usufruir dos benefícios de saúde mental ou das ações de RH ofertados pela sua empresa. São nesses momentos ímpares que você consegue dar exemplo para sua equipe e ainda cuidar do seu bem-estar mental.

5) Reserve um tempo para você

Lembre-se que também existe um “você” fora do trabalho. Separe um espaço a sua agenda para se concentrar em “você”, e use para estar com sua família, com seus amigos, com seu animal de estimação, ou para se conectar consigo mesmo. E entenda, você não está “perdendo tempo”, pois esse momento vai se refletir em um aumento importante da sua capacidade produtiva, além de te aproximar do sentimento de felicidade e bem-estar.

Você, Líder, tem se cuidado para gerenciar o seu estresse?